Please enable Javascript
Pular para o conteúdo principal

Na Uber, o assédio leva cartão vermelho.

Motoristas e entregadores parceiros que completarem o conteúdo por nossa plataforma receberão pontos no programa Uber Pro, além de um símbolo de certificação em seu perfil. Para isso é necessário assistir a este conteúdo pelo aplicativo da Uber, através do link que está na caixa de entrada dentro do app.

X small

Mas o que é assédio?

Assédio é todo ato, gesto ou comportamento que importuna uma outra pessoa. É uma violência que gera constrangimento e medo, muitas vezes disfarçada em formas de elogios ou comentários não maldosos. Uma frase, olhar ou toque... Intencional ou não, se cruzar a linha da intimidade e do respeito, são formas de assédio....

Continue assistindo.

Youtube
youtube thumbnail

Nosso compromisso com as mulheres

O assédio sexual é um problema global. Isto é algo que afeta profundamente a nossa sociedade, o que inclui a Uber. Em nossa comunidade, segurança é prioridade e nenhum tipo de assédio ou violência é tolerado. Para contribuir com a solução de questões complexas como essa, nos unimos a organizações especialistas no assunto e começamos a trabalhar em projetos dentro e fora da plataforma.

Segurança e respeito para todos

O Código da Comunidade da Uber proíbe expressamente qualquer tipo de violência e assédio e continuaremos a buscar que todos que usem nossa plataforma conheçam nossas diretrizes.

Educação contra o assédio para parceiros

Junto com especialistas, desenvolvemos conteúdos educacionais contra o assédio para parceiros.

Suporte humanizado

Nossos agentes de suporte recebem treinamento especializado sobre como acolher da melhor forma o relato de vítimas de assédio. Além disso, junto à especialistas, também revisamos o processo de denúncia no nosso app para casos de assédio.

Apoio psicológico para vítimas

Em parceria com o MeToo Brasil, disponibilizamos um canal de suporte psicológico para atender vítimas de violência de gênero em nossa comunidade.

Seus relatos são muito importantes

Uma comunidade segura é também um espaço onde todos e todas são respeitados. A Uber não tolera nenhum tipo de violência. Você teve uma experiência ruim? Se você se sentiu assediada/o, fale com o nosso suporte.

Nossa equipe trabalha sempre para melhorar nossos padrões de suporte e políticas internas, e seu relato é importante para mantermos uma comunidade que esteja de acordo com o Código de Conduta da Comunidade Uber para sua segurança.

  • Como encontrar ajuda

    Se quiser relatar um incidente, acesse o site help.uber.com ou relate pelo app. Para reportar um incidente no aplicativo, acesse a opção "Suas Viagens", clique na viagem específica, depois, no menu "Informar problema de Segurança", e em seguida, "Reportar Assédio Sexual”. Se estiver em perigo imediato, entre em contato com o serviço de emergência ou com as autoridades locais antes de avisar a Uber.

  • U-Suporte: Suporte especializado

    Temos uma equipe disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, treinada para oferecer um suporte empático e humanizado.

  • Como o Código de Conduta se aplica a você

    A Uber analisa individualmente cada relato enviado à nossa equipe de suporte quetoma as medidas cabíveis.

1/3

Padrão Uber de Segurança

U-Áudio: Gravação de áudio

Sempre que se sentir desconfortável, você pode gravar o áudio da sua viagem. O conteúdo é criptografado e pode ser enviado para a Uber por meio de um relato de segurança e, caso necessário, utilizado para investigações ou compartilhado com autoridades, caso isso venha a ser legalmente solicitado.

U-Filtro: Detecção de mensagens inapropriadas

Mensagens enviadas no bate-papo do app que possam ser consideradas ofensivas ou que ameacem a integridade de uma pessoa entram automaticamente em um processo de desativação permanente da conta original.

U-Elas

Na Uber, motoristas mulheres podem escolher receber viagens apenas de passageiras mulheres.

U-Sigilo: telefone anônimo

Se o motorista parceiro precisar contatar o usuário ou vice-versa, o número de telefone de ambos é mantido em sigilo.

U-Ajuda: Checagem de rota

Através de sensores e dados de GPS, o U-Ajuda identifica se sua viagem teve uma parada longa que não estava programada. Se sim, enviaremos uma notificação com as ferramentas disponíveis para você buscar ajuda.

U-Acompanha: compartilhamento de viagem

Seus amigos e familiares podem acompanhar as suas viagens durante todo o trajeto e saber quando você vai chegar.

Podcast: O que significa ser mulher

Episódio da série Podcast de Respeito (2019)

Podcast: O que é Assédio

Episódio da série Podcast de Respeito (2019).

Podcast: Respeitando diferentes formas de ser mulher

Episódio da série Podcast de Respeito (2019).

Mais informações de ajuda

Se você sofrer ou presenciar uma situação de violência contra a mulher você poderá ligar para estes atendimentos públicos para conseguir ajuda.

  • Ligue 190

    Polícia. Em caso de emergência, a mulher ou alguém que esteja presenciando alguma situação de violência, pode pedir ajuda por meio do telefone 190. Uma viatura da Polícia Militar é enviada imediatamente até o local para o atendimento. Disponível 24h por dia, todos os dias. Ligação gratuita.

  • Ligue 180

    Central de Atendimento à Mulher. Este é um canal criado pela Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres, que presta uma escuta e acolhida qualificada às mulheres em situação de violência. O serviço registra e encaminha denúncias de violência contra a mulher aos órgãos competentes. A denúncia pode ser feita de forma anônima. Disponível 24h por dia, todos os dias. Ligação gratuita.

  • Ângela

    Instituto Avon com apoio da Uber. Assistente virtual criada para auxiliar mulheres vítimas de violência doméstica. Ao enviar uma mensagem, ela fará perguntas bem objetivas para entender o grau de risco a que essa mulher está exposta. Depois, dependendo da situação, ela poderá colocá-la em contato com uma psicóloga, oferecer transporte por meio da Uber até uma delegacia, conectá-la com um apoio jurídico ou ajudá-la a mapear os serviços de apoio à mulher em situação de violência em todo o Brasil, entre outras formas de suporte e acolhimento.

  • DEAM

    Delegacia Especial de Atendimento à Mulher. Diante de qualquer situação que configure violência doméstica, a mulher deve registrar a ocorrência em uma delegacia de polícia, preferencialmente nas Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher – DEAM, que funciona 24 horas por dia, todos os dias. (Verifique a DEAM mais perto de você em sua cidade).

  • Defensoria Pública

    A Defensoria Pública é uma instituição que presta assistência jurídica gratuita às pessoas que não podem pagar um advogado. Qualquer pessoa que receba até três salários mínimos por mês ou possa comprovar que, mesmo recebendo mais, não tem condições de pagar um advogado particular, tem direito de ser atendido. Em casos mais graves de violência doméstica, a Defensoria Pública pode auxiliar a vítima pedindo uma medida protetiva a um juiz ou juíza. Estas são medidas de urgência para proteger mulheres vítimas desse crime. (Verifique a Defensoria mais perto de você em sua cidade.)

1/5